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12 ideias (+ bônus) para impulsionar o marketing de pequenas empresas

Estratégias de marketing para pequenas empresas requerem experimentação. Aqui estão algumas ideias criativas para superar os desafios únicos que os proprietários de pequenas empresas enfrentam.

 

1 – Lançar um concurso

Os concursos são uma forma popular de envolver seus clientes em sua marca. No início deste ano, a Coca-Cola® revelou uma nova plataforma de IA e convidou artistas digitais a experimentar e a submeter os seus trabalhos para terem a oportunidade de serem apresentados em um outdoor.

Ao debater estratégias de marketing para uma pequena empresa, considere vários desafios criativos que você pode apresentar ao seu público. Você pode convidá-los para criar vídeos ou fotos usando seus produtos, ou nomear um produto ou mascote.

 

 

2 – Organize um sorteio sazonal

A LickiMat, marca que fabrica dispensadores de guloseimas inovadores para cães, lançou recentemente um sorteio de Dia das Mães no Instagram.

Para participar, os clientes foram convidados a seguir a marca em seus canais sociais, curtir o post original, compartilhar fotos suas e de seus animais de estimação usando a hashtag #LickiMatMothersDay e marcar três amigos. Os seguidores também puderam compartilhar fotos dos produtos LickiMat favoritos de seus animais de estimação.

Você pode fazer algo semelhante, incentivando seus clientes a compartilhar fotos online usando uma hashtag de marca especial. Os vencedores podem ser escolhidos aleatoriamente para receber um presente grátis.

 

3 – Junte-se a outra marca

No ano passado, a Chamberlain Coffee (marca de cerveja gelada/matcha de Emma Chamberlain) colaborou com a Swoon , uma empresa de bebidas sem açúcar. Eles criaram uma limonada Matcha de edição limitada bem a tempo para o verão.

Em seu marketing para uma pequena empresa, seja criativo ao alcançar uma marca que compartilhe seus valores e sua base de clientes. Você não precisa necessariamente criar um novo produto. Considere agrupar seus produtos e oferecer um pacote. Promova em ambos os canais de mídia social e alcance o público um do outro.

 

4 – Faça parceria com um influenciador

Ao construir um plano de marketing de influenciador para uma pequena empresa, considere nanoinfluenciadores com públicos menores, mas altamente engajados.

Esses criadores de conteúdo podem ter de 1.000 a 10.000 seguidores, mas são perfeitos para atingir um nicho específico.

Por exemplo, marcas como Lancôme e Aesop fizeram parceria com importantes influenciadores de cuidados com a pele que se enquadram nesta categoria. Pense no seu setor, nicho, localização e cliente ideal. Além disso, considere entrar em contato com uma agência de marketing influenciadora. Eles conectarão você ao influenciador certo para sua marca, objetivos e orçamento.

 

5 – Patrocine um Podcast

Pesquisas da Vox Media e Magna indicam que os podcasters influenciam mais nossas decisões de compra do que os influenciadores tradicionais, como influenciadores de mídia social e celebridades do cinema/televisão. Entre os Millennials , 70% dizem que foram convencidos a fazer uma compra por meio de um anúncio de podcast.

Ao considerar um podcast para patrocínio, preste atenção especial àqueles do seu nicho. Seus ouvintes estão alinhados com seu cliente-alvo? O tom geral deles corresponde ao seu? Você não precisa ir com os grandes shows imediatamente. Comece pequeno ao fazer marketing para pequenas empresas.

 

 

6 – Experimente com vídeo

A marca livre de crueldade Down to Earth Beauty (dte beauty) conquistou seguidores grandes e leais no TikTok ao compartilhar alguns vídeos verdadeiramente satisfatórios com suas manteigas corporais coloridas. No processo, eles deram um toque criativo à tendência ASMR TikTok.

Siga criadores populares no TikTok (ou Instagram ) para ver quais tipos de vídeos estão em alta. Pense em como você pode personalizar essas tendências. Lembre-se de incluir hashtags associadas a essa tendência – a dte beauty, por exemplo, marca seus vídeos com hashtags como #asmrtiktoks e #oddlysatisfying.

 

7 – Compartilhe avaliações e depoimentos

No Instagram, a dte beauty compartilha avaliações de clientes como parte dos destaques da história. Quando um cliente satisfei

to deixa um comentário, envia um DM, publica um comentário em vídeo ou marca você em uma postagem, pergunte se você pode compartilhá-lo nas redes sociais (ou no seu site).

8 – Crie uma lista de e-mail

Nunca é cedo para começar a aumentar sua lista de assinantes e há algumas coisas que você pode fazer para incentivar as pessoas a se inscreverem. Uma das mais fáceis é oferecer um código de desconto que os assinantes podem usar para obter uma determinada porcentagem de desconto no primeiro pedido. Se você fizer isso, forneça um limite de tempo ou data de validade para o código de desconto. Isso irá incentivá-los a usá-lo.

Ao fazer marketing para uma pequena empresa, você também pode oferecer um brinde. A marca vegana de cuidados com a pele Ziggy’s Pudding , por exemplo, oferece um guia gratuito – enviado para suas caixas de entrada quando se inscrevem – para ajudar os clientes a controlar o eczema infantil.

 

9 – Considere SMS

O marketing por SMS ou texto, como o marketing por e-mail para pequenas empresas, é uma ótima maneira de permanecer na memória dos clientes.

A Pwuffy , marca especializada em pelúcias e bolsas originais, tem sua inscrição incluída nos destaques do Instagram Stories , então é fácil aderir. Eles também oferecem um código de desconto de 15% na inscrição.

 

10 – Organize uma aula

Crie valor para seus clientes, oferecendo cursos e instruções sobre como usar seus produtos. Pode ser um webinar ao vivo, um tutorial pré-gravado ou um evento presencial.

Há alguns anos, a Sephora criou uma aula (muito popular) de 90 minutos de “maquiagem sem maquiagem” e a ofereceu gratuitamente em vários locais.

Comece um programa de referência
O boca a boca é poderoso, então considere criar um programa de indicação para seus clientes existentes.

A marca vegana de cuidados corporais mio , por exemplo, oferece códigos de referência exclusivos para os clientes enviarem aos amigos. O amigo ganha um desconto de $ 15 em seu primeiro pedido acima de $ 40, e o cliente que indica ganha um crédito de $ 15 para cada indicação bem-sucedida.

11 – Lance uma venda relâmpago

Por um curto período em junho de 2023, a Amtrak organizou a Summer Travel Flash Sale com passagens gratuitas para crianças. Ofertas e negócios por tempo limitado criam um senso de urgência e ajudam a gerar buzz.

Você pode fazer uma surpresa para manter os seguidores atentos ou animá-lo com antecedência, compartilhando os detalhes nas redes sociais.

 

12 – Crie uma experiência pessoal

Em maio, a agência experiencial Food Truck Promotions criou um pop-up móvel laranja para a marca de cuidados com a pele Malin+Goetz . Trazendo um clima praiano para as ruas de Nova York, a marca ofereceu amostras de SPF, produtos e códigos de cupom aos transeuntes.

Considere eventos e festivais locais ao planejar uma experiência presencial. Pense também no visual. Se você puder criar um cenário “Instagramável”, é mais provável que as pessoas compartilhem e conversem.

 

BÔNUS – Faça um plano de marketing para sua pequena empresa

Ao criar um plano de marketing para uma pequena empresa, lembre-se de acompanhar o que funciona e o que não funciona. Dependendo do seu público, algumas estratégias de marketing para pequenas empresas podem ser muito mais eficazes do que outras.

“Minha dica de marketing número um para proprietários de pequenas empresas é priorizar o rastreamento limpo para testar agressivamente”. Configurar uma infraestrutura de rastreamento eficaz desde o início permite avaliar o sucesso de diferentes estratégias de marketing, plataformas, criativos de anúncios, públicos, palavras-chave e muito mais.

“Por meio desses testes e monitoramento rigorosos, você pode refinar sua abordagem de marketing, otimizar suas campanhas e desbloquear o potencial para maior sucesso. Quanto mais você experimentar, mais descobrirá o que tem maior repercussão em seu público-alvo e, por fim, gerará melhores resultados de negócios.

Autora
Nathalie Richter

Nathalie Richter

Gestora técnica na nrmarketing, atua em projetos de infraestrutura e desenvolvimento wordpress. Focada em melhorias e soluções tecnológicas. Adoro ficar em casa com o meu gato e apreciar uma boa música.
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